Os paratletas estudantis piauienses encerraram, nesta sexta-feira, 19, a participação do estado nas Paralimpíadas Escolares 2012. No dia que marcou o aniversário de 190 anos da adesão do Piauí à independência do Brasil, o resultado não poderia ter sido melhor: o time piauiense fechou a competição com o recorde de oito medalhas, sendo duas delas de ouro.
As medalhas de ouro da delegação piauiense foram conquistadas por Marcelo Santana, na prova dos 50 metros livres masculino da natação, e Diana Sousa, na prova dos 50 metros livres feminino da natação.
Marcelo Santana, aliás, foi o grande destaque da delegação piauiense nas Paralimpíadas Escolares 2012. Além do ouro nos 50 metros livres, ele faturou uma medalha de prata nos 100 metros livres e uma medalha de bronze nos 50 metros borboleta.
Outro destaque da delegação piauiense foi Ana Kássia, medalha de prata nos 50 metros broboleta e bronze nos 50 metros livres. Além de Marcelo Santana, Diana Sousa e Ana Kássia, conquistaram medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2012 Alberto Filho (bronze no tênis de mesa) e Jaelton Castro (bronze na prova dos 400 metros do atletismo).
Depois do bom resultado em São Paulo, onde a competição foi realizada, os paratletas estudantis piauienses retornam a Teresina neste sábado, 20. A delegação deve chegar no Aeroporto de Teresina Senador Petrônio Portella às 16 horas
As Paralimpíadas Escolares reuniram, entre os dias 15 e 19 de outubro, 1.200 atletas paralímpicos estudantis, com faixa etária entre 11 e 14 anos, de 24 estados e do Distrito Federal.
Os paratletas estudantis disputaram 10 modalidades: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. As competições se realizaram no Ibirapuera, no Parque Anhembi e na Escola de Educação Física da Polícia Militar, no Estado de São Paulo.
portaldaclube