A Veja, uma das mais importantes revistas semanais de informação do país, destacou o Dia do Piauí, que será comemorado no dia 19 de outubro, na seção de Informe Publicitário da edição 2291. Além de homenagear o aniversário de 190 anos, a iniciativa privada apresentou, através de anúncios, avanços na economia e desenvolvimento do Estado.
Matéria Veja: O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Administração Regional do Piauí - criou um informativo para apresentar os avanços econômicos e sociais. Baseado nos dados do IBGE e do Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (Fundação Cepro), ele mostrou que o Estado teve crescimento de 7,3% em 2009, comparando-se a 2008, o primeiro do Nordeste e segundo no ranking nacional, atrás de Rondônia.
O informe destacou os setores da agroindústria no Sul, e da indústria e do comércio em Teresina, como responsáveis pelo aumento da produção e consumo no Piauí. O setor trabalhista também passou por mudanças, com mais trabalhadores com carteira assinada e maior empregabilidade na área privada.
A região Sul do Estado foi apresentada como uma grande fronteira agrícola do Brasil, que atrai imigrantes de estados como Rio Grande do Sul e Paraná devido aos preços atrativos e qualidades das terras piauienses para o cultivo de grãos, a exemplo da soja e do milho. Já no Norte do Piauí, o setor do comércio, como o mercado de franquias, atrai investimentos e movimento a economia.
A peça publicitária destaca ainda que “a terra querida que antes não ultrapassava a barreira dos potenciais já mostra sinais que despertou”. No informe, outras empresas também prestam homenagem ao Piauí e reconhecem as oportunidades de crescimento da região, com a premiação de empresas locais em nível nacional e a chegada de novos empreendimentos privados.
“Esses informativos, numa revista respeitada e de grande porte como a Veja, representam o reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido no estado. Esse é um desenvolvimento que estamos implantando e que já mostram resultados concretos”, comentou o governador do Estado, Wilson Martins.
Mérito Renascença
A coluna Gente da revista também destacou uma bela representante da mulher piauiense, a top internacional Laís Ribeiro. Natural de Miguel Alves, a modelo recebeu convite para ser homenageada com a Medalha Oficial da Ordem do Mérito Renascença. “Ela traz a morenice que nosso sol ressalta”, disse o governador Wilson Martins à publicação.
A Ordem Estadual do Mérito Renascença é a mais alta comenda do Estado do Piauí e tem como Grão-Mestre o governador. Personalidades e entidades nacionais e estrangeiras que tenham se tornado dignas da gratidão, admiração e reconhecimento por parte do povo e do Governo do Piauí serão homenageados. A Cerimônia de Outorga ocorre às 19:00h, no Complexo Cultural Theatro 4 de Setembro.
governodoestado
Foto: Fransico Gilásio