• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A previsão meteorológica afirma que os próximos meses do chamado período de B-R-O BRÓ registrarão temperaturas ligeiramente acima da média estadual. Isto porque, desde o dia 22 de setembro, os países do Hemisfério Sul entraram na primavera, estação do ano que se prolonga até 21 de dezembro.

 

Segundo Sônia Feitosa, meteorologista da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), picos de temperaturas acima dos 40°C serão recorrentes em outubro e novembro. "Ainda que a média de temperatura neste período seja de 39ºC em Teresina, a sensação térmica dos cidadãos, em condições normais, pode chegar aos 43°C e, se esta pessoa estiver no centro da cidade ou no meio de uma avenida com pavimentação asfáltica, a sensação aumenta em até 6°C, podendo chegar aos 45°C", afirma.

 

De acordo com a meteorologista, apenas nos últimos dois meses do ano a umidade no Piauí deve aumentar, pois é quando se inicia o período chuvoso. "Contudo, em novembro e dezembro, a tendência é que as pessoas se sintam com mais calor, pois elas irão suar e este suor não será evaporado rapidamente, tal como ocorre nesta fase em que a umidade está baixa", pondera.

 

Sônia Feitosa destaca que a posição geográfica do estado piauiense contribui para o registro de altas temperaturas, tendo em vista a proximidade com a Linha do Equador e a localização intertropical. Além disso, fatores antropogênicos também incidem para elevação do microclima. "É fato que o planeta está aquecendo, mas a ação do homem também incide neste processo. O que nós verificamos é que, em Teresina, por exemplo, houve um grande aumento populacional nas últimas décadas, que veio seguida da ampliação das construções civis e da redução da vegetação nativa. Neste universo,  ressaltam-se ainda fatores menores, tais como as emissões de gases dos aparelhos eletroeletrônicos, o CO2 da frota de carros e assim por diante. Todos estes procedimentos fazem com que a temperatura na região se eleve", explica.

 

Com base nos levantamentos da Semar, Sônia Feitosa revela que as maiores temperaturas já registradas ao longo da história do Piauí foram: 44,7°C no município de Bom Jesus, em 2005; e 42,5°C em Teresina, no ano de 2010. Para a meteorologista, apesar da cidade do sul do estado ter registrado tal pico, a capital piauiense ainda é a mais quente do estado, pois os períodos de calor são mais prolongados, ao contrário de outros municípios, em que os picos de altas temperaturas são pontuais.

 

 

Jornal O dia