A Agência de Tecnologia da Informação (ATI) vem desenvolvendo um grande trabalho no âmbito da inclusão digital do Piauí. O objetivo dessa inclusão é tentar erradicar o analfabetismo digital que ainda existe no Estado, usando a internet como o principal e essencial meio de comunicação, oferecendo cursos de informática e acesso à internet gratuita à população.
Para a realização deste trabalho, foi criado o projeto Piauí Estado Digital, onde estão sendo implantadas estruturas com equipamentos de informática aliados a uma rede social com foco na educação, para que a população possa ter acesso à internet e cursos de informática. Essas estruturas, chamadas de Estações Piauí Digital (EPDs) são Centros de Acesso à Tecnologia para Inclusão Social totalmente gratuitos.
O Projeto Piauí Estado Digital disponibiliza, para todo o Piauí, internet banda larga, que estão sendo implantadas em mais 55 unidades, em 42 municípios, e 12 unidades adaptadas em bibliotecas e escolas públicas de Teresina. Atualmente, a ATI coordena três estações em Teresina, sendo duas na Biblioteca Cromwell de Carvalho, no Centro, e uma no bairro Dirceu.
O Governo do Estado em parceria com o BNDES aportou R$ 12 milhões, dos quais já foram investidos R$ 4,2 milhões. Esses recursos serão destinados, sobretudo, à implantação da rede de dados e acesso à internet em Teresina e no interior, com a construção de 73 torres de telecomunicação para instalação dos equipamentos de rádio transmissores, bem como para o equipamento e mobiliário das EPDs. A meta é atingir 60% do Piauí com acesso gratuito à internet até 2013.
governodoestado