• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

O Governo Federal investirá R$ 50 milhões na construção de 10.800 cisternas em 38 municípios piauienses. A assinatura do termo de cooperação aconteceu nesta quarta-feira, 15, pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, e pelo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.

 

Os recursos serão investidos no Piauí através do Plano Brasil Sem Miséria e as cisternas instaladas beneficiarão famílias carentes que sofrem com a seca, segundo o diretor geral do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater-PI), Romualdo Militão. "Serão 7.000 cisternas caseiras e 3.800 cisternas de produção", detalha.

 

De acordo com Romualdo Militão, a construção das cisternas deve ser iniciada tão logo o termo seja assinado. "Estamos esperando apenas a oficialização. Já temos todo o esquema montado e as cisternas começarão a ser construídas ainda neste mês de agosto", conta.

 

A cisterna é uma tecnologia popular para a captação de água da chuva. A água que escorre do telhado da casa é captada pelas calhas e cai direto na cisterna, onde é armazenada. Com capacidade para 16 mil litros de água, a cisterna supre a necessidade de consumo de uma família de cinco pessoas por um período de estiagem de oito meses.

 

Em todo o Brasil, o Governo Federal investirá R$ 85,84 milhões, que serão repassados pelo MDS ao Ministério das Cidades em quatro parcelas. A primeira será este ano, duas em 2013 e a última em 2014.

 

 

governodoestado