• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

“Parabenizo o Piauí por ter a melhor gestão do Bolsa Família no Brasil”. A afirmação da ministra de Desenvolvimento Social, Teresa Campelo, mostra que a assistência social do Estado vem executando com êxito todas as ações para a superação da pobreza extrema. E é para aperfeiçoar ainda mais este trabalho que três representantes do Governo Federal, dois do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e um do Ministério da Educação (MEC), estão em Teresina para participarem da reunião da Comissão de Intersetorialidade do Piauí.

 

A gestão do Bolsa Família no Piauí é de responsabilidade da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc) e é mensurada a partir de condicionalidades, como por exemplo, a frequência escolar, a atualização do cartão de vacinas das crianças beneficiadas, assim como o poder de articulação com os municípios. Todos estes pontos estão sendo discutidos durante a reunião, nesta segunda-feira, 13, na Casa do Conselho e terça-feira, 14, no auditório da Sasc.

 

No Piauí, pesquisas mostram que a evasão escolar de crianças cuja família é beneficiária do Bolsa Família é significativamente menor em relação às que não fazem parte do programa. Para melhorar ainda mais este índice, os técnicos do MDS e do MEC apresentam novos instrumentos e mecanismos de garantia de acesso aos serviços públicos para quem realmente precisa.

 

Outra condicionalidade observada para avaliação da gestão do Bolsa Família é a articulação e envolvimento dos municípios, com o compromisso de ampliar o acesso das famílias de baixa renda, a seus direitos básicos. “Capacitamos técnicos de todos os municípios e isso é um dos fatores primordiais para o bom andamento do programa", descreve o secretário de Assistência Social e Cidadania, Francisco Guedes.

 

Novidades do Bolsa Família para Brasil sem Miséria

Com a proposta de superar a extrema pobreza, através do Programa do Governo Federal  Brasil Sem Miséria,  foram incluídos novos benefícios componentes do Bolsa Família:

 

Inclusão de mais duas crianças por família para recebimento do benefício do Bolsa Família (antes cada família recebia por três filhos e agora recebe por cinco )

 

Bolsa Gestante – 09 parcelas de R$ 32 transferidos para o cartão  da família que tenha mulheres grávidas.

 

Bolsa Nutriz –   06 parcelas de R$ 32 transferidos para o cartão da família na qual é identificada uma mãe amamentando.

 

 

Ascom/Sasc