• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

A região o extremo Sul do Piauí vai ganhar mais uma via de ligação com a região central do estado, facilitando ainda mais o escoamento da produção e o deslocamento das pessoas. O governador Wilson Martins anunciou, para o mês de setembro, a retomada das obras de asfaltamento da PI 135, no trecho Bertolínia-Manoel Emídio-Elizeu Martins.

 

As obras estão paradas há anos, por conta de ações do Ibama e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A primeira ação questiona o impacto ambiental na região e o segundo, o do Iphan, a presença de sítios arqueológicos.

 

“Qual o impacto ambiental que pode causar uma estrada que existe desde o começo do mundo?” questionou o deputado federal Marcelo Castro. Segundo ele, também ficou provado que não existe sítio arqueológico nenhum na região. “E se existisse um sítio, o que é pior, a poeira de uma estrada ruim ou uma estrada sem poeira?”

 

O anúncio da retomada das obras foi feito no fim de semana, durante a inauguração da PI 247, no trecho Bertolínia-Sebastião Leal. “Vamos concluir mais uma estrada importante para esta região”, garantiu o governador.

 

No Sul do Piauí, a BR 135 passa pelas cidades de Jerumenha, Bertolínia, Manoel Emídio, Elizeu Martins, Colônia do Gurgéia, Alvorada do Gurguéia, Cristino Castro, Bom Jesus, Corrente e Cristalândia. O trecho sem asfalto fica entre Bertolínia e Elizeu Martins, num total de 55 quilômetros.

 

As obras da BR 135 foram paralisadas 25 quilômetros depois da cidade de Bertolínia. De onde parou para a cidade de Manoel Emídio, são 28 quilômetros sem asfalto. O trecho se completa com os 27 quilômetros até Elizeu Martins. A obra será executada pelo 2º Batalhão de Engenharia e Construção(2º BEC), com sede em Teresina.

 

O acesso ao extremo Sul também pode ser feito pela PI 140, a partir da cidade de Floriano, seguindo por Itaueira, Canto do Buriti e Elizeu Martins.

 

Governo do Estado