Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 34 dos mais de oito mil candidatos a vereador em municípios do Piauí já estão fora das eleições municipais de 7 de outubro, 22 por desistência e 12 por terem o pedido negado pela Justiça. Doze políticos do Piauí já tiveram seus pedidos de candidatura indeferidos pela Justiça Eleitoral. Só em São João do Piauí foram quatro candidatos a vereador considerados inaptos a disputarem o cargo.
Em Teresina, foi impugnada a candidatura a vereador de de Firmino Morais da Silva Neto, do PPL. Outros dois desistiram da disputa: João Alfredo (PCB) e Patrícia Medeiros (DEM). Na capital, para a disputa das 29 vagas na Câmara Municipal, foram deferidos 247 dos 588 registros. O prazo para julgamento vai até 5 de agosto.
O TSE registra ainda três desistências de candidatos a prefeito: Antônio Sena (PSD), que abriu mão para candidatura de Dr. Liége (PSB) em Campo Maior; Moraes Siqueira (PV), de Lagoa do Barro do Piauí; e Rubens Alencar (PMDB), de Valença.
Dos candidatos a vice, Neuma Borges (PT), de São Raimundo Nonato, e Antônio Félix (PPS), de Campo Maior, apresentaram renúncia. Dr. Júnior (PDT), de Dirceu Arcoverde, faleceu em acidente automobilístico.
Cidade verde