• roma.png
  • vamol.jpg

Termina nesse domingo, 1º, o prazo para que os partidos políticos realizem convenções a fim de decidir sobre a formação de coligações e para escolher os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições municipais de 2012.


A resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que fixou o calendário para as eleições prevê ainda, a partir desse domingo, a proibição da transmissão em emissoras de rádio e televisão de programa apresentados por candidatos na eleição deste ano.


Desde dia 10 de junho, candidatos, partidos ou coligações passaram a ter direito de resposta a casos de calúnia, difamação ou injúria divulgados por veículos de comunicação.


A propaganda gratuita dos partidos fica suspensa a partir do dia 1º, data em que também passa a ser proibida a propaganda política paga no rádio e na TV.


O período de propaganda eleitoral gratuita da campanha do primeiro turno no rádio e na televisão começa em 21 de agosto e vai até 4 de outubro.


O primeiro turno das eleições municipais está marcado para 7 de outubro. Nos municípios em que houver segundo turno, a eleição será em 28 de outubro.


Convenções no Piauí

Até o momento, somente o partido do PSDB confirmou convenção em Teresina para esta semana. O evento acontecerá no próximo sábado, 30, a partir das 8:00h, no espaço 1 do Atlantic City Club. Na oportunidade, os militantes e simpatizantes dos partidos se reúnem para deliberar sobre formação de coligações com outros partidos, definir nomes e números dos candidatos a vereador, bem como homologar a candidatura do deputado estadual Firmino Filho à Prefeitura de Teresina.


De acordo com o presidente do diretório estadual do PSDB, deputado estadual Luciano Nunes, o partido deverá ter pelo menos 30 candidatos a prefeito em todo o Estado. “Em todas as discussões com as nossas lideranças políticas é consenso entre os membros da sigla a certeza de candidaturas próprias tanto na capital, quanto no interior do Estado. Nas maiores cidades do Piauí temos pré-candidatos como em Parnaíba, com o Tererê, em Floriano com o Enéas Maia, em Esperantina, com o Lourival Bezerra, em Inhuma, com o Pedro Ferreira, em Cocal com o Rubens e a na capital, com o deputado Firmino Filho”, afirma.


O parlamentar enfatiza que a meta do partido é avançar no Piauí, daí a necessidade de lançar o maior número possível de candidaturas. “Temos a intenção de eleger 30 prefeitos. Para cumprir essa meta os diretórios municipais têm toda a autonomia para deliberar sobre nomes e alianças. O partido teve a preocupação de fazer o levantamento das pré-candidaturas no interior, discutir estratégias, bandeiras que serão defendidas neste pleito, fortalecendo assim as bases da sigla nos municípios piauienses”, destacou.


Em Parnaíba, os partidos PTN, PSD, PHS e PRP divulgaram editais de convocação para a convenção municipal. O encontro está previsto também para sábado, 30, às 9:00h, na Metal Eventos, localizada na Rua Afonso Pena, no bairro Pindorama, e contará com a participação do deputado federal Hugo Napoleão e do presidente regional do PSD, Deputado Federal Júlio César.


Ainda no município e no mesmo dia, o PT promete uma convenção para homologar as candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereadores para as eleições 2012. O evento começa às 17:00h, na Faculdade de Tecnologia Intensiva, localizada na rua A, casa 51, no bairro Reis Veloso.




G1