O controlador-geral do Estado, Antonio Almeida Filho, anunciou na tarde desta segunda-feira, 4, que o Piauí vai divulgar o salário de todos os servidores públicos. A medida visa cumprir a lei de acesso à informação. Os vencimentos serão disponibilizados via internet. Antonio Filho informou ainda que o Estado está fazendo cruzamento de dados para detectar possíveis casos de acúmulo ilegal de salários.
"Sabemos que nos mais distantes rincões não há banda larga. Mas a controladoria estará disponibilizando os dados de forma transparente para que a população acompanhe os gastos e as despesas do Estado", disse Antônio Filho durante o lançamento da campanha de combate à corrupção eleitoral da OAB-PI. Ele não mencionou prazo para que a lei de acesso à informação seja cumprida.
Sobre a acumulação, o controlador-geral disse que o trabalho pioneiro cruza dados nos Tribunais de Contas do Estado e da União e outras entidades que trabalham com folhas de pagamento. Médicos e professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade Estadual do Piauí (Uespi) são as categorias com mais cargos suspeitos.
A Controladoria também vai participar da campanha promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil, incentivando o voto limpo. Para Antônio Filho, é importante conscientizar o eleitorado sobre o que podem ou não fazer os eleitores e agentes públicos.
Cidade verde