• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

O comando da greve da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) está reunido na tarde desta terça-feira, 29, com o governador Wilson Martins, para tratar sobre as reivindicações dos docentes. A categoria entrou em greve na última segunda-feira, 28. A reunião, que acontece no Palácio de Karnak, estava prevista para acontecer às 12:00h de hoje, mas teve início somente às 15:00h. Até o momento, os representantes da categoria falaram apenas das questões estruturais da Uespi e ainda não entraram em méritos salariais.

 

De acordo com o professor Luciano Melo, que faz parte do comando de greve, nesse primeiro momento estará em pautas as reivindicações dos docentes, servidores e alunos da Uespi. “o comando de greve já vem tentando conversar com o governo desde o mês de março, sendo que já houve três reuniões. Mas o governo sempre protelou um posicionamento alegando que faltava informações, que não sabia a quantidade de professores efetivos, que não chegou a fazer uma previsão dos gastos”, disse.

 

O professor destacou ainda que hoje a categoria espera reapresentar a proposta ao governo, receber uma contraposta por parte do Estado e apresentar a mesma para uma assembléia da categoria que acontece na próxima quinta-feira, 31. Com a greve, grande parte dos professores já paralisou suas atividades.

 

Greve

Os docentes reivindicam um piso salarial no valor de R$ 2.324,00, para o professor especialista com carga horária de 20h. Atualmente, o vencimento básico é de R$ 1.071,00.

 

Além disso, a categoria solicita a construção de restaurantes universitários em todos os campi, melhorias nos laboratórios e nas bibliotecas, nomeação dos professores classificados e técnicos aprovados no último concurso e autonomia financeira da instituição.


Portal da clube