• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma
A avaliação das perdas de safra no Piauí, onde mais de 70 municípios já decretaram estado de emergência por causa da seca, deverão começar no mês de junho, de acordo com programação divulgada esta manhã pela coordenação do programa Garantia Safra, gerenciado no Estado pela Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR).


Os preparativos para as avaliações, no entanto, começam no próximo dia 10, quando técnicos da SDR vão iniciar a capacitação de 159 secretários municipais de agricultura. Eles e outros técnicos municipais serão orientados sobre os procedimentos de avaliação de perdas de lavouras para efeito de liberação do seguro safra. O prazo para esta solicitação vence em 30 de maio.

 

Segundo Ananias Alves de Araújo, coordenador do Garantia Safra no Piauí, o treinamento, que se prolongará até o dia 20 de abril, atenderá a todos os municípios que se inscreveram no programa em 2012.

 

Ele explica que a solicitação para constatação de perda tem que ser feito junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) pelas próprias prefeituras. “O MDA é quem vai determinar a realização da avaliação que poderá ou não resultar na liberação do seguro safra”, adianta Ananias.

 

Este ano, o programa Garantia Safra inscreveu 89,8 mil agricultores familiares, que terão direito a um seguro no valor de R$ 680 em caso de perda de pelo menos 50% da lavoura.



Cidade Verde