• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Todos os anos é a mesma coisa, em alguns locais do Estado há falta de água e em outros há excesso. O período chuvoso no Piauí começa a se configurar nessa época, de acordo com a meteorologista da Secretaria Estadual de

Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Sônia Ribeiro Feitosa.

Mas apesar de o período ser de chuvas na maior parte do Estado, há ainda aquelas regiões que sofrem com a escassez de precipitações. Segundo a Secretaria Estadual de Defesa Civil, alguns municípios do interior do Estado já decretaram situação de alerta por conta da falta de chuvas.

Sônia Ribeiro Feitosa informa que o início da estação chuvosa geralmente ocorre no final de dezembro ou começo de janeiro e se estende até o mês de maio, atingindo o seu pico em março.

“No mês de maio termina o período chuvoso em todo o Piauí, mas chuvas podem ocorrer até o mês de junho”, ressalta. Porém a estação não é regular em todo o Piauí, podendo variar de acordo com as características da região.

Por conta dessa irregularidade, os dados da Defesa Civil apontam que em 2011, 15 cidades do Piauí decretaram emergência por causa da seca que atingiu um total de 98.034 pessoas. No endereço eletrônico da Defesa Civil na internet, há a ocorrência de que seis municípios piauienses decretaram situação de emergência por conta da estiagem.

São eles: Conceição do Canindé, Curral Novo do Piauí, Francisco Macedo, Lagoa do Barro do Piauí, Pio IX e São Braz do Piauí. De acordo com Expedito Soares, assessor técnico da Defesa Civil, há registros de municípios onde não foram registradas precipitações desde o início do mês de dezembro.

 

Meio Norte