• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Assim como as principais universidades federais e estaduais do país, a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) optou por aprovar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de seleção dos estudantes. Tal decisão acarretará em mudanças significativas para a instituição, que passará a receber incentivos financeiros do Governo Federal, além de economizar a soma que é dispensada quando da realização de um vestibular próprio. Além disso, pode-se acrescentar a mobilidade proporcionada por esse tipo de seleção, que permite que alunos de qualquer parte do país possam participar do certame sem maiores custos.

 

Segundo Francisco Canindé, presidente do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe), caso o Sistema de Seleção Unificada (SiSu) seja aderido, a instituição receberá recursos destinados para a construção e expansão dos restaurantes universitários (RU), residências universitárias, entre outros benefícios relacionados à assistência estudantil. Tal investimento também é uma forma de dar melhores condições para os ingressantes, que, por ventura, venham de outros Estados.

 

“Contudo, os benefícios não são apenas para a universidade, mas também para os estudantes do Ensino Médio, que não terão que se preparar para duas provas diferentes, mas somente para o Exame Nacional do Ensino Médio”, ressalta Francisco Canindé ao comentar sobre o pagamento de apenas uma taxa para concorrer a vagas em diversas universidades do país. Em 2010, o programa SiSu cadastrou 51 instituições e no ano passado esse número aumentou para 83; um crescimento relativo de 84% de adesão por parte das universidades Federais e Estaduais do Brasil.

 

A decisão em relação à quantidade de vagas que serão destinadas para o Enem será debatida até a próxima semana com membros da Uespi, que podem ou não optar pela inclusão de 100% das vagas da instituição no modelo proposto pelo Ministério da Educação (MEC). “Há um ano o assunto está sendo discutido em várias esferas da sociedade. Respeitamos todas as opiniões, mas não podemos mais esperar, sob pena de trazer prejuízos para a universidade, que está perdendo recursos por conta disso”, relata o presidente do Nucepe.

 

O Sistema de Seleção Unificada (SiSu) foi desenvolvido pelo Ministério da Educação para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como única fase de seu processo seletivo. A seleção é feita pelo Sistema com base na nota obtida pelo candidato no Enem. No sítio, os candidatos podem consultar as vagas disponíveis, pesquisando as instituições e os seus respectivos cursos participantes.


Piaui.gov