• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma
primeira capital do Piauí voltará a ter tal status no dia 24 de janeiro. O Governo do Estado será transferido para o município, 313 quilômetros ao Sul de Teresina, em ação durante uma das datas de comemoração pela independência do Piauí. Durante todo o dia, o governador Wilson Martins (PSB) vai despachar na cidade.

 
Em 24 de janeiro de 1823, Manuel de Sousa Martins, que depois viria a ser o Visconde da Parnaíba, proclamou a independência do Piauí de Portugal e assumiu a presidência da Junta do Governo. A decisão forçou o retorno de João José da Cunha Fidié, comandante das armas, que tentava sufocar um levante em Parnaíba. No retorno, se deparou com resistências em Campo Maior, que culminaram com a Batalha do Jenipapo, evento que garantiu a independência do Brasil.

 
A data da proclamação decretada em Oeiras também consta no brasão do Piauí, enquanto a da Batalha do Jenipapo aparece na bandeira do Estado.

 
O Governo do Estado ainda deve divulgar nos próximos dias a programação a ser realizada em Oeiras por conta da data.

 
O governador Wilson Martins tem chegada prevista para esta terça-feira ao Piauí. Ele deve reassumir o comando do Estado ainda na quarta-feira, após viagem aos Estados Unidos.


Fonte: cidadeverde