• prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • SITE_BANNER.png
  • TV_ASSEMBLEIA.png
  • vamol.jpg

Foi preso nesta quinta-feira, 11, um casal de colombianos, identificados como Daniela Fernanda Pinchão Ceron e Oscar Medina, durante a Operação Macondo, em Teresina. De acordo com o delegado Roni Silveira, eles lideravam um esquema de agiotagem na capital, contratando cobradores e oferecendo a esses “funcionários” casas e veículos para atuarem. O casal, que vive no Brasil há seis anos, recebia diretamente o dinheiro movimentado pelos operadores do esquema e organizava a estrutura utilizada pelos cobradores conhecidos como “gota a gota”.

casalcolmbiano

As investigações apontam que o grupo concedia empréstimos ilegais com juros superiores a 30% ao mês, atingindo principalmente trabalhadores autônomos e pequenos comerciantes em situação de vulnerabilidade. As cobranças eram feitas com métodos coercitivos, como ameaças, intimidação de familiares e constrangimentos públicos. Além da agiotagem, a polícia identificou indícios de lavagem de dinheiro e extorsão.

Na segunda fase da Operação Macondo, foram bloqueados R$ 5 milhões das contas dos investigados, além do cumprimento de dois mandados de prisão e dois de busca e apreensão. Relatórios de inteligência revelaram intensa movimentação financeira incompatível com a renda declarada e o uso de contas de terceiros para ocultação de valores. A ação integra o Pacto Pela Ordem e foi coordenada pela SOI, com apoio da FEISP.

Com informações do 180 graus

Foto: divulgação