No último sábado, 30, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante fiscalização na BR-343, em Piripiri (PI), apreendeu uma carga 45,65m³ de madeira serrada que estava sendo transportada de forma irregular.
Por volta do meio-dia, uma equipe abordou uma combinação de veículos de carga (CVC), formado por um caminhão trator M.benz/Ls 1634 e um semirreboque - SR/Librelato SRCS. A combinação era conduzida por um homem de 38 anos. Durante os procedimentos, os agentes verificaram que a documentação florestal estava dentro do prazo de validade e o veículo nela descrito condizia com o abordado.
No entanto, após uma minuciosa análise da carga, a equipe constatou que o volume da carga era incompatível com o declarado nos documentos apresentados. Ademais, durante a inspeção da madeira transportada, observou-se uma enorme discrepância entre as espécies declaradas e aquelas efetivamente transportadas.
Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, a ocorrência de Transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida. O veículo e a carga foram encaminhados ao pátio da PRF de Piripiri (PI), onde permanecerão à disposição do Juizado Especial e do órgão ambiental para vistoria e destinação final.
Além do crime ambiental, o caminhão-trator estava com licenciamento anual vencido e o condutor foi autuado por possuí CNH apenas na categoria AB, quando é necessário a categoria E.
PRF