• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento (SMDR), iniciou uma ação de suporte ao produtor rural quanto à produção de silagem, como forma de prevenção ao período mais quente do ano, quando já não há mais chuva para o cultivo de pasto para os animais.

cana

A ação, iniciada no último dia 28 de abril e que faz parte do “Programa Rural+”, é um incentivo ao homem do campo para manter a alimentação do rebanho em tempos de seca, compreendendo o fornecimento de trator, ensiladeira e operador do maquinário, além de acompanhamento técnico e orientação de como proceder para garantir a boa produção de silagem.

A silagem tem papel importante na alimentação do rebanho, sendo uma das principais alternativas em tempos de estiagem, por ter menor custo de produção. Outra vantagem é a durabilidade da silagem, que pode ser armazenada durante todo o ano. “A produção de silagem significa poder manter o padrão de alimentação do animal, evitar a perda de peso e queda na produção de carne e leite, por exemplo”, explicou Francisco Alves, secretário de Desenvolvimento Econômico.  

Segundo o secretário, a ação, que será levada a outras comunidades rurais de Floriano, representa “um ganho significativo para os pequenos produtores já que não precisarão comprar ração para os animais, garantindo mais renda e recursos para que eles invistam no desenvolvimento de suas propriedades”, pontuou.    

              
O produtor que tiver interesse em produzir silagem pode agendar, junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, a ida da equipe até a sua comunidade. o atendimento aos interessados é por ordem de inscrição e dentro do cronograma de disponibilidade do maquinário e equipe. A intenção da secretaria é atender a todos os produtores que requererem a ação.