• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O que era um indício antes da vitória por 2 a 0 sobre o Tucumán, no primeiro jogo das quartas de final da Libertadores, virou uma confirmação após o triunfo por 3 a 2 sobre o Ceará, no domingo, pelo Brasileirão. O Grêmio tem um novo planejamento para Léo Moura até o fim da temporada. Para evitar maior desgaste, o lateral-direito de 39 anos será titular apenas nos jogos em casa.

A comissão técnica, em parceria com o próprio jogador, estabeleceu que minimizará os riscos físicos. Nada de viagens, por menor que seja a distância, nem confrontos seguidos no meio e final de semana.
A explicação veio de Renato Gaúcho. O técnico, avalista da contratação do lateral na temporada passada, sempre demonstrou tê-lo como um de seus homens de confiança. Depois do embate com o time de Lisca, voltou a explicitar a admiração pela qualidade do pupilo, que deu assistência para o gol de Thonny Anderson (o segundo da partida) e a forma pela qual trabalharão para otimizar suas virtudes.

– É uma pena que o tempo passe para todo mundo. É muito bom ver o Léo jogar. Dá prazer de assistir, um cara que é importante dentro e fora do campo, mas a idade chega. Não adianta jogar os dois (jogos da semana) e não render. É melhor jogar um, de preferência em casa, que agredimos mais. Tivemos a conversa. A princípio, joga nas partidas em casa. Hoje (domingo), ele descansado nos ajudou bastante. Não é quantidade, mas a qualidade. Aguentou os 90 minutos – comentou Renato.

 

Durante a semana, Léo Moura já tinha comentado sobre sua situação. A menos de um mês de completar 40 anos (faz aniversário no dia 23 de outubro), disse que pretende estender sua relação com o Grêmio, mas que aguarda um contato da direção. Porém, mesmo que não siga na Arena, sua carreira continuará.

– Falei que minha vontade é permanecer aqui. Mas isso não cabe só a mim. O treinador e direção precisam decidir, mas fico tranquilo. Sobre a questão de jogar, repetirei a frase do Douglas. Não tem como eu parar agora. Ainda tem muita brecha para atuar de lateral-direito. Falta muito lateral-direito e me sinto muito bem. Quando entender que não terei mais condições de acompanhar o nível de um Brasileiro, aí sim vou parar – disse o lateral.

À espera da definição, Léo Moura segue sua caminhada no Grêmio. Até pelo planejamento, ficará fora do próximo compromisso, que será no sábado diante do Fluminense no Rio de Janeiro. A partida será disputada às 16h, no Engenhão.

 

GE