• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Bancários de repartições financeiras privadas e públicas estarão presentes nesta quarta-feira (08) em assembleia geral que visa discutir a proposta de reajuste nos salários e demais verbas da categoria. Além de um aumento real para salários, vales e auxílios, a classe reivindica melhores condições de trabalho.

“De nossa parte, sabemos que os bancos têm totais condições de atender às reivindicações da categoria. Além disso tudo, garantir todos os direitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), de forma que os contratos precários autorizados pela reforma trabalhista do pós-golpe não atinjam os bancários”, disse Juvandia Moreira, presidente da Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

Caso as propostas não sejam aprovadas pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), os bancários vão deliberar sobre quais serão as estratégias de luta. Uma das saídas é a paralisação dos serviços, que pode ser desencadeada nessa sexta-feira (10). O aviso foi divulgado pelo Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBF-PI).

“Destacamos que a categoria espera uma boa proposta com aumento real diante do crescimento de quase 34% no lucro das cinco maiores instituições (BB, Caixa, Itaú, Bradesco e Santander) em 2017, de 20% no primeiro trimestre de 2018 e que segue em alta diante dos balanços do semestre já divulgados”, acrescentou Juvandia.

De acordo com o SEEBF-PI, a Fenaban já deveria ter apresentado, no dia 1º de agosto, uma proposta para os dirigentes sindicais que compõem o Comando Nacional dos Bancários. No entanto, solicitaram debater melhor cada cláusula econômica e de igualdade de oportunidades que compõem a pauta de reivindicações. “Assim foi feito, com o compromisso de que uma proposta completa seria apresentada no dia 7”, afirmou o órgão.

A assembleia terá início às 18h30 e acontecerá na sede do Sindicato dos Bancários, localizada na Rua Gabriel Ferreira (Centro/Norte de Teresina).

 

Com informações do portalaz