O TikTok é uma rede social popular entre os jovens e é famosa pelos seus desafios que arrastam milhares de perfis e possuem milhões de visualizações, o mais novo deles é o desafio de fumar cotonete.

fumarcontonete

O desafio consiste em colocar fogo na ponta de um cotonete e colocar a outra ponta na boca simulando um cigarro e repetir cenas famosas do cinema, mas especialistas alertam para os riscos da “brincadeira” à saúde dos jovens.

O hábito de fumar cotonete é prejudicial pois pode ser desencadeador de uma série de doenças respiratórias graves, como asma, bronquite e bissinose, uma doença comum entre trabalhadores da indústria de algodão, que tem como sintomas febre, dores musculares, fadiga, tosse seca e tremores. Normalmente, os sintomas da bissinose são temporários, mas eles também podem se tornar permanentes se a exposição for contínua, ou se o indivíduo afetado tiver histórico de doenças respiratórias, como alergias ou asma.

A queima do algodão do cotonete produz monóxido de carbono, o que se ingerido pode prejudicar a capacidade de oxigenação do sangue, além de também poder causar uma parada cardiorrespiratória, a queima do plástico também pode liberar substâncias cancerígenas que não são eliminadas pelo organismo e ficam no corpo pelo resto da vida.

Apesar de ser uma prática perigosa para todos os públicos, fumar cotonete é especialmente danoso para pessoas que têm histórico de doenças respiratórias, o que torna os pulmões mais sensíveis às substâncias inaladas durante a prática.

Especialistas alertam os pais para ficarem de olho no tipo de conteúdo consumido pelos filhos, para evitar que eles sejam influenciados por certas “brincadeiras” que podem ser bastante prejudiciais.

3 min de leitura R7

Foto: Reprodução/Folha Vitória