Com a correria do dia a dia, encontrar tempo para fazer exercícios físicos durante a semana pode ser complicado. Mas a boa notícia é que os treinos de fim de semana são ótimos para a saúde - e podem trazer os mesmos benefícios de quem treina todos os dias. Isso porque um novo estudo comprovou que as pessoas que optam por treinos longos no sábado ou no domingo - em substituição às práticas diárias -, não estão tão erradas assim. Elas podem se beneficiar da mesma maneira que as que fazem questão de treinar durante a semana.

O estudo, publicado este ano no Journal of the American Medical Association Internal Medicine, indica que comprimir a necessidade recomendada de exercícios físicos nos dois dias do fim de semana oferece quase todos os mesmos benefícios do que espaçar a prática.

A pesquisa acompanhou mais de 350 mil adultos para chegar a essa conclusão. Todos os participantes eram saudáveis: não lidavam com doenças crônicas e reportaram as suas atividades físicas ao longo de 10 anos.

Para que fizesse sentido, os pesquisadores dividiram os participantes segundo um critério: se estavam de acordo ou não com a recomendação semanal de atividade física. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação é que adultos façam de 150 a 300 minutos de atividade moderada a intensa ou 75 a 150 minutos de atividade muito intensa por semana.

msn