• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O sal, também conhecido como cloreto de sódio, é cerca de 40% de sódio e 60% de cloreto. Ele aromatiza alimentos e é usado como um aglutinante e estabilizador. É também um conservante desses alimentos, pois as bactérias não podem prosperar na presença de uma grande quantidade de sal.

O corpo humano requer uma pequena quantidade de sódio para realizar impulsos nervosos, contrair e relaxar os músculos e manter os níveis adequados de água e minerais. Estima-se que o ser humano de cerca de 500mg de sódio por dia para as funções vitais.

No entanto, muito sódio na dieta pode levar a pressão alta, doenças cardíacas e derrame. Também pode causar perdas de cálcio, algumas das quais podem ser retiradas do osso. A maioria dos brasileiros consome pelo menos uma colher e meia de chá de sal por dia, ou cerca de 3400mg de sódio, que contém muito mais do que o corpo precisa. Na maioria das pessoas, os rins têm dificuldade em manter o excesso de sódio no sangue. À medida que o sódio se acumula, o corpo mantém a água para diluí-lo. Isso aumenta tanto a quantidade de fluido que envolve as células quanto o volume de sangue na corrente sanguínea. O aumento do volume sanguíneo significa mais trabalho para o coração e mais pressão nos vasos.

Com o tempo, esse trabalho extra e a pressão podem endurecer os vasos sanguíneos, levando à pressão alta, ataque cardíaco e derrame. Também pode levar à insuficiência cardíaca. Há algumas evidências de que muito sal pode danificar o coração, a aorta e os rins sem aumentar a pressão arterial.

O sódio geralmente não é um nutriente pelo qual o ser humano precisa procurar; ele normalmente chega até as pessoas. Quase todos os alimentos não processados, como frutas, legumes, grãos integrais, nozes, carnes e laticínios, são pobres em sódio. A maior parte do sal nas dietas vem de alimentos preparados comercialmente, não do sal adicionado ao cozimento em casa ou mesmo colocado à mesa antes de comer.

As pessoas podem fazer uma mudança importante na dieta para ajudar a diminuir o risco: comer mais vegetais e frutas frescas, que são naturalmente ricos em potássio e baixo teor de sódio. Além disso, comer menos pão, queijo, carne processada e outros alimentos processados que são ricos em sódio e baixos em potássio também é recomendado.

Lorena R7