• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Qual seu grau de dificuldade em fazer atividade física? Estamos cansados de saber os benefícios, mas arrumamos sempre uma desculpa. Seja o frio, o trabalho, o cansaço ou os filhos, essa atividade sempre acaba sendo deixada de lado. Mas será que precisamos dispor de muito tempo para manter a saúde em dia?

Estudos recentes da Universidade de Limerick, na Irlanda, revelam que uma caminhada de apenas dois minutos é o suficiente para prevenir doenças como o diabetes e problemas cardiovasculares.

O estudo descobriu que pessoas que caminhavam após as refeições apresentavam níveis mais baixos de açúcar e insulina no sangue. O pico da substância no organismo acontece de 60 a 90 minutos depois de se alimentar, logo, o ideal é caminhar neste momento.

A pesquisa indicou que ficar em pé também ajuda para diminuir os níveis de açúcar no sangue, em quantidades menores do que a caminhada. O ato de andar exige mais dos músculos, que irão utilizar o combustível disponível na corrente sanguínea. É aí que entra o açúcar, que será utilizado para produzir energia.

Nosso nível de açúcar no sangue aumenta frequentemente após as refeições. A produção de insulina para controlar esses níveis pode acarretar no desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Mas não se preocupe: não é preciso correr uma maratona. Uma caminhada pelo escritório, pelo bairro ou até mesmo no jardim garante o resultado, além de ser uma ótima forma de combater o estresse durante o horário de trabalho.

E os benefícios da caminhada não param por aí. Cientistas da Universidade Highlands do Novo México, Estados Unidos, descobriram que o impacto dos pés no chão auxilia no suprimento de sangue para o cérebro, ao criar ondas de pressão nas artérias. Esse trabalho em equipe pode até aumentar o tamanho do cérebro!

Segundo os pesquisadores, o indicado seria andar por 15 minutos. Mas, para quem reclama da falta de tempo, de dois a cinco minutos já dão efeitos positivos. Que tal experimentar?

R7