• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Um exame de sangue é a única maneira de diagnosticar um baixo nível de testosterona ou uma redução na sua biodisponibilidade. Alguns homens têm um nível inferior ao normal, sem sinais ou sintomas. Para a maioria deles, nenhum tratamento é necessário.

Apesar disso, para alguns outros, níveis muito baixos de testosterona levam a uma condição em que os ossos se tornam fracos e frágeis (osteoporose). Para outros, a baixa quantidade pode causar alterações na função sexual, padrões de sono, emoções e do corpo.

No entanto, alguns desses sinais e sintomas podem ser causados por outros fatores além da baixa testosterona, incluindo efeitos colaterais de medicamentos, problemas de tireoide, depressão e uso excessivo de álcool. Há também condições, como apneia obstrutiva do sono, que podem afetar os níveis do hormônio. Uma vez que essas circunstâncias são identificadas e tratadas, a testosterona retornará tipicamente a um nível normal.

A melhor maneira de melhorar os níveis de testosterona é adotando alguns hábitos de estilo de vida que podem melhorar a saúde geral e o bem-estar. São alguns deles:

Dormir o suficiente: a falta de sono pode afetar negativamente os níveis de hormônios e produtos químicos que o corpo precisa para funcionar corretamente, incluindo a testosterona.

Um estudo da Universidade de Chicago descobriu que os níveis do hormônio podem cair em homens que não dormem o suficiente;

Manter uma dieta equilibrada: pesquisas mostram que comer bem é essencial para manter os níveis de testosterona e a saúde geral. De acordo com um relatório no “Journal of Neuroinflammation”, nos EUA, baixos níveis do hormônio e excesso de peso podem contribuir para uma variedade de condições inflamatórias e função neurológica prejudicada;

Manter-se ativo: um estudo no “European Journal of Applied Physiology” descobriu que quanto mais ativo um indivíduo é, mais testosterona ele terá. Outro estudo sugeriu que o aumento da atividade física foi mais benéfico do que a perda de peso para melhorar os níveis do hormônio;

Vitaminas e suplementos: uma pesquisa descobriu que tomar suplementos de vitamina D pode corrigir uma deficiência e até mesmo contribuir para o aumento dos níveis de testosterona. Obter pelo menos 15 minutos de sol direto todos os dias também pode manter os níveis de vitamina D controlados. As fontes alimentares ricas em vitamina D incluem salmão e outros peixes gordurosos ou leite fortificado e produtos à base de cereais;

Rever medicamentos: embora os remédios prescritos possam ajudar a controlar uma variedade de condições de saúde, são uma das razões as mais comuns para a baixa testosterona. De acordo com um relatório do instituto “BMC Medicine”, as estatinas, que são medicamentos que reduzem o colesterol, podem operar parcialmente reduzindo a testosterona.

Evitar o abuso de drogas e álcool: o uso exacerbado de álcool afeta as glândulas e hormônios envolvidos na saúde reprodutiva masculina. Além disso, o álcool pode causar baixos níveis de testosterona devido aos efeitos que tem sobre o corpo, incluindo causar reações hormonais e danos celulares.

Realizar consultas regulares com um médico para identificar e tratar quaisquer problemas de saúde que possam estar causando ou contribuindo para seus sinais e sintomas é fundamental – desde efeitos colaterais de medicamentos até disfunção erétil e outros problemas sexuais.

R7