• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O acidente vascular cerebral (AVC), também chamado de derrame cerebral, ocorre quando se bloqueia o fluxo de sangue nas artérias que nutrem o cérebro, ou quando ocorre um sangramento no próprio cérebro ou nas membranas que o rodeiam.

avc

Quando alguém está tendo um derrame, seu cérebro não está recebendo o sangue que precisa e, assim, é necessária a intervenção imediata para diminuir as chances de danos cerebrais, incapacidade ou até mesmo morte. Algumas opções de tratamento são mais eficazes quando administradas logo após o início de um AVC. Sinais e sintomas de acidente vascular cerebral incluem:

Dificuldade em falar e em entender o que os outros estão dizendo – a pessoa pode sentir confusão, insultar palavras ou ter dificuldade em entender a fala; Paralisia ou dormência do rosto, braço ou perna – pode se desenvolver dormência súbita, fraqueza ou paralisia nesses locais, geralmente afetando apenas um lado do corpo; Força e/ou posicionamento dos braços – se um braço começar a cair, pode ser um sinal de derrame; Posição da boca – se um lado da boca pode cair quando a pessoa tenta sorrir.

Recomenda-se procurar atendimento médico imediato se notar quaisquer sinais ou sintomas de um acidente vascular cerebral, mesmo que eles pareçam ir e vir ou desapareçam completamente. Prestar atenção especial ao momento em que os sintomas começaram é fundamental. Cada segundo importa no tratamento do derrame. Chamar um médico particular desperdiça tempo e dirigir para o hospital por conta própria pode ser perigoso. Os profissionais de saúde da ambulância podem julgar a situação mais cedo, o que aumenta a chance de obter o tratamento necessário o mais rápido possível.

Dependendo do tipo de acidente vascular cerebral, os médicos podem receitar aspirina ou medicamentos poderosos para remover coágulos. Esse tratamento funciona melhor quando se toma o medicamento dentro de três horas após o início dos sintomas. Se o derrame foi causado por um vaso sanguíneo estourado, os médicos tentarão parar o sangramento o mais rápido possível.

Conhecer os fatores de risco de acidente vascular cerebral, seguir as recomendações médicas e adotar um estilo de vida saudável são os melhores passos que se pode tomar para evitar um acidente vascular cerebral. Essas medidas podem ajudar a evitar outro AVC.

O acompanhamento que o hospital presta durante e após os sintomas também pode desempenhar um papel importante na recuperação. Todos os procedimentos de medicação e diagnóstico deverão ser realizados pelo médico ou profissionais de saúde responsáveis pelo atendimento.

R7

Foto: Reprodução/iTok