Diante da baixa procura dos grupos prioritários pela vacina contra a gripe na campanha deste ano, o Ministério da Saúde vai autorizar, a partir de sábado (25), que estados e municípios ofereçam o imunizante no SUS a toda a população.
Segundo a pasta, podem receber a vacina todos com 6 meses de idade ou mais. Faltando três dias para o fim da prorrogação da campanha para os grupos prioritários, nesta terça-feira (21), apenas 52,3% dessa parcela da população havia procurado a vacina contra o vírus influenza.
O Ministério da Saúde estima que 78 milhões de brasileiros façam parte dos grupos prioritários, que incluem idosos, gestantes, crianças, indígenas, trabalhadores de saúde, professores e outras categorias profissionais.
Foram encomendadas pelo governo federal ao Instituto Butantan aproximadamente 80 milhões de doses, da s quais cerca de 35 milhões haviam sido aplicadas até hoje. O estoque restante poderá ser usado enquanto durar por estados e municípios para vacinar o público geral.
O governo lançou a campanha de imunização contra a gripe em 4 de abril, inicialmente para idosos e profissionais de saúde. Em maio, a segunda fase incluiu demais pessoas dos grupos prioritários.
A baixa procura fez com que a campanha fosse prorrogada no último dia 2 de junho até o dia 24.
R7
Foto: divulgação