De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde dos EUA (NHI), a taxa de síndrome de morta súbita infantil (SMSI) diminuiu 50% entre 1994 e 1999. A taxa de sono mais do que dobrou no mesmo período, como resultado de promoção de campanhas de prevenção de SMSI em relação ao posicionamento dos bebês.
Os pais e cuidadores devem ficar atentos ao que fazer quando um bebê começa a rolar para o seu lado ou para baixo. Na maioria dos casos, não há necessidade de mover o bebê de volta, mas as pessoas devem continuar colocando o bebê para dormir de costas, mesmo depois que eles mudem de posição novamente. Segundo algumas pesquisas, o sono de lado não é seguro para os bebês e não oferece benefícios. A posição mais segura para um recém-nascido dormir é de costas no primeiro ano de vida. Algumas pessoas acreditam erroneamente que dormir de lado é mais seguro para os que vomitam ou têm refluxo, mas isso é falso. Bebês com refluxo não são mais propensos a engasgar quando dormem de costas.
Enquanto alguns profissionais médicos aconselharam previamente o posicionamento de recém-nascidos de lado para limpar o líquido amniótico, não há nenhuma evidência para apoiar essa recomendação.
O principal risco de colocar um recém-nascido para dormir de lado é que ele pode cair de barriga e ter o peso colocado sobre o seu estômago. Quando um bebê é muito jovem para sustentar sua cabeça, isso pode significar que seu rosto fique preso contra o colchão, dificultando a respiração. A maioria dos bebês pode apoiar totalmente e levantar a cabeça com a idade de quatro meses.
Por cerca de três ou quatro meses de idade, muitos bebês começam a tentar rolar. Entre quatro e seis meses, muitos podem rolar deixando as costas para cima e o estômago para baixo e depois voltar novamente.
Com cerca de seis meses de idade, muitos se tornam dormentes mais ativos, rolando durante toda a noite. No entanto, ainda não é seguro colocar o bebê para dormir de lado ou de estômago. Se a criança rola nessa posição, no entanto, não há necessidade de acordá-los ou movê-los.
Alguns recém-nascidos dormem melhor de barriga ou de lado. Na verdade, isso é o que pode tornar essas posições tão perigosas. Os bebês entram em sono profundo por mais tempo e podem ser mais difíceis de acordar. Eles podem não acordar se não puderem respirar ou precisar se mover.