• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

De acordo com um levantamento chamado “ Convid Adolescentes - Pesquisa de Comportamentos” realizado pela Unicamp, Fundação Oswaldo Cruz e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) 36% dos jovens entre 16 e 17 anos sofreram pioras na qualidade do sono durante a pandemia de Covid-19 e 12,1% que já possuíam distúrbios relacionados ao sono relataram uma piora.

Esses resultados mostram uma tendência que vem crescendo não apenas no Brasil, os adolescentes estão dormindo menos. O sono adequado é muito importante para a saúde dos adolescentes, segundo um estudo publicado em 2020, Faith Orchard, psicóloga da Universidade de Sussex, no Reino Unido, analisou dados de um grupo de adolescentes de idades entre 14 e 24 anos, aqueles que dormiam mal aos 15 anos eram mais propensos a ter ansiedade ou depressão aos 17 a 24 anos. O ciclo circadiano, a variação que regula o organismo entre o dia e a noite, o “relógio biológico” do corpo, sofre algumas alterações durante a adolescência, essas mudanças ocorrem devido a uma alteração na produção hormonal, principalmente de cortisol e melatonina. O cortisol é responsável por manter o corpo alerta durante o dia, já a melatonina, age preparando o corpo para dormir, com a desregulação dos hormônios ocorrem alguns distúrbios do sono durante a adolescência.

A falta de sono gera efeitos negativos no corpo do jovem e pode influenciar uma tendência de se afastar de familiares e amigos e aumentar a irritabilidade, pondo-o em maior risco de desenvolver depressão.

No entanto, além dos fatores biológicos, há outros fatores que influenciam na desregulação do ciclo do sono dos adolescentes, o uso excessivo de aparelhos eletrônicos, que estimula o estado de vigília do cérebro. Quando a noite se inicia, a melatonina é inibida imediatamente após a detecção de luz, dessa forma a luz emitida pelas telas de aparelhos eletrônicos impede que o usuário sinta sono no horário correto, portanto, é de extrema importância reduzir o uso de eletrônicos antes de dormir.

R7