Calafrios, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, ardência e muito mais. Todos esses sintomas podem resultar numa infecção urinária, que é comum e afeta milhares de pessoas. Segundo pesquisas, é uma das dores mais frequentes provocadas por bactérias no ser humano. O ‘VivaBem UOL’, na manhã desta segunda (4), falou sobre o tema.
O portal também consultou alguns especialistas desta área, como Antonio Peixoto de Lucena Cunha, urologista, coordenador no Departamento de Infecções, Inflamações e ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia): “A infecção urinária é a segunda mais comum na população em geral”, informou o profissional.
Médicos também recomendam atendimento para o diagnóstico e prescrição medicamentosa para o correto tratamento. Luis Augusto Seabra Rios, urologista e diretor do serviço de urologia do HSPE (Hospital do Servidor Estadual de São Paulo) do Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo), foi mais um contatado.
“Em casos mais graves, febre e dor lombar indicam a possibilidade da infecção ter atingido não só a bexiga, mas também os rins. O mau odor não é sintoma e pode estar relacionado a outras doenças dos rins ou da bexiga”, explicou. Infecções surgem quando o sistema urinário é invadido por bactérias e, em casos de proliferação na uretra, recebe o nome de uretrite.
bolavip