As vitaminas são compostos orgânicos essenciais para o funcionamento do organismo e do sistema imunológico de seres humanos. Esses micronutrientes estão presentes nos alimentos que comemos, o que indica a importância de uma alimentação consistente. A vitamina A, conhecida também como retinol, tem ação significativa sobre a saúde dos olhos e a renovação celular do corpo. Nesse contexto, o retinol age melhorando a visão, auxiliando no crescimento, contribuindo na formação dentária e de colágeno.
Em entrevista à Revista Veja, a nutróloga Sylvana Braga conta que devido à ação antioxidante da vitamina, ela acaba sendo benéfica no combate à acne, em inibir a carcinogênese (formação do câncer), combater a anemia, evitar úlceras de pele, melhorar a imunidade e evitar a periodontite.
No entanto, é necessário exercer a administração correta do composto, pois o excesso pode causar problemas como pele seca, dores no osso e articulação, tontura e queda de cabelo. Enquanto a falta da vitamina indica a possibilidade do desenvolvimento de xeroftalmia – condição que pode levar à cegueira. Além disso, as funções de defesa do sistema imunológico ficam prejudicadas. A vitamina A está presente em alimentos de origem animal e vegetal. Confira abaixo alguns alimentos que possuem alta concentração do nutriente, segundo a especialista:
Fígado de boi
Queijo (principalmente queijo minas e queijo prato)
Ovo
Batata-doce
Manga
Leite
Mamão papaia
Laranja
Abóbora
Damasco
Cenoura
Brócolis
Espinafre
Pêssego
O retinol também pode ser encontrado em cosméticos, como nos séruns. Neles, a composição pretende reduzir poros, sinais de acne, rugas e linhas de expressão. No entanto, deve ser utilizado com cuidado e de acordo com a recomendação de um dermatologista. Em relação aos alimentos, também é indicada a consulta com um profissional qualificado para avaliar os índices de vitamina A no organismo e quais são as medidas adequadas para que o paciente se mantenha abastecido da maneira correta.
R7