O Ministério da Saúde prevê o recebimento de mais de 226,7 milhões de doses de vacinas contra covid-19 entre outubro e dezembro deste ano.

Até quarta-feira da semana passada, a pasta já havia enviado às unidades da federação 265,8 milhões de doses. As entregas esperadas para o quarto trimestre envolvem os seguintes quantitativos:

  • Pfizer: 100 milhões de doses • Fiocruz (AstraZeneca): 50 milhões de doses • Janssen: 36,2 milhões de doses • Covax Facility (em confirmação): 27,4 milhões de doses • Instituto Serum da Índia (AstraZeneca): 8 milhões de doses • Covax Facility (AstraZeneca): 5,11 milhões de doses

O Instituto Butantan já concluiu todas as remessas dos contratos de 100 milhões de doses da CoronaVac que tinha com o Ministério da Saúde.

O ministro Marcelo Queiroga tem dito que a vacina só voltará ao PNI (Programa Nacional de Imunizações) se obtiver o registro definitivo junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Desde janeiro, a CoronaVac é aplicada sob autorização de uso emergencial.

Recentemente, Queiroga chegou a falar que havia vacinas de sobra no Brasil, o que foi rebatido por alguns prefeitos de cidades onde faltava AstraZeneca para segunda dose.

Questionado, o ministro ressaltou que o desabastecimento só ocorre em municípios que não seguem o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19.

"Isso não é aposta de corrida de Fórmula 1. É uma campanha de imunização", disse na semana passada.

R7