• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A variante Delta (indiana) é a mais preponderante na Europa, enquanto a Alfa (britânica) é a segunda com maior prevalência, tendo já sido dominante entre fevereiro e maio deste ano.

São duas mutações do mesmo vírus que apresentam cara

Sintomas da variante Delta

Tim Spector, professor de epidemiologia genética do King’s College London, revelou que a variante delta causa sintomas diferentes dos das versões anteriores do vírus.

Especificamente, o grupo de sinais está mais associado a uma gripe comum. Com isso, causa mais expetoração e dor de garganta, mas menos tosse e perda de olfato, segundo o especialista.

“As pessoas podem pensar que estão apenas tendo uma gripe sazonal e continuar frequentando festas, onde podem infetar pessoas”, avisa Spector.

Com base nos dados recolhidos pela sua equipe, o responsável divulgou uma lista das manifestações mais comuns causadas pela variante Delta:

1. Dor de cabeça

2. Dor de garganta

3. Secreções nasais

4. Febre

5. Tosse

Ángela Domínguez, coordenadora do Grupo de Trabalho de Vacinação da Sociedade Espanhola de Epidemiologia, explica ao jornal Redacción Médica que as demais variantes (Alfa, Beta e Gama) não têm grandes diferenças nos seus quadros clínicos.

Sintomas das infeções por variantes Alfa, Beta e Gama

Os efeitos sobre o organismo são clássicos: febre alta, tosse e cansaço ou mal-estar geral.

Os sintomas mais comuns reportados pelos pacientes são os seguintes:

– Dor de garganta

– diarreia

– Conjuntivite

– Dor de cabeça

– Perda de olfato ou paladar

– Erupções cutâneas

Um estudo feito no Brasil no ano passado listou os sintomas mais comuns entre os brasileiros. O levantamento feito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) envolveu 31.869 pessoas em todos os Estados. Entre os mais citados aparecem dor de cabeça, alterações de olfato e paladar, febre, tosse e dor no corpo. No entanto, o estudo não foi refeito este ano, de forma a considerar a prevalência da Gama, de Manaus.

cterísticas diferentes, bem como um quadro de sintomas distinto, que pode ajudar a perceber com qual das duas está infetado.

IstoÉDinheiro