• hospital-de-olhos.jpg
  • prefeutura-de-barao.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

Cientistas dos Estados Unidos desenvolveram um teste portátil que detecta em menos de 30 minutos e com confiabilidade a covid-19 por meio de uma amostra de saliva. O estudo foi publicado nesta terça-feira (18), na revista cienetífica Nature.

Muitos componentes do teste podem ser fabricados em impressoras 3D e, em apenas uma gota de saliva, é possível detectar a particula viral do coronavírus.

"Desenvolvemos um teste rápido, altamente sensível e preciso, e um dispositivo portátil que funciona em uma bateria para testes de covid-19 que podem ser usados em qualquer lugar e a qualquer hora", explica Huimin Zhao, principal autor deste trabalho.

Embora ainda seja um protótipo, os pesquisadores estimam que o custo deve ser inferior a US $ 78 (cerca de R$ 410). Já o preço dos reagentes e outros elementos necessários para os exames seria em torno de US $ 6 ou US $ 7 (aproximadamente R$ 50) por teste.

Os pesquisadores lembram que a tecnologia de detecção de coronavírus existente hoje é complexa, cara, lenta e pesada, por isso o dispositivo deve estar nas mãos de analistas especialistas.

Por outro lado, Zhao celebra a descoberta, já que qualquer pessoa minimamente treinada e cuidadosa poderá operar o novo dispositivo portátil.

EFE