• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

sintomasvacina123 casos adversos pós-vacina Covid-19 no Piauí, já foi registrado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi). Todos os casos são classificados como leves. As principais reações apresentadas pelos vacinados foram febre e dor muscular; sintomas normais para muitas vacinas inseridas no calendário vacinal do Ministério da Saúde. Até esta quarta-feira (03), o Piauí já aplicou 39.465 vacinas (primeira dose).

A diretora de Vigilância e Atenção à Saúde da Sesapi, Cristiane Moura Fé, disse, que desde o início da vacinação no estado, dia 18 de janeiro, até o dia 02 de fevereiro, nenhuma reação grave foi registrada nos vacinados.

O Governo do Piauí autorizou a criação de um "Observatório pós-vacina” para monitorar as pessoas que recebem a vacina, por ser um fármaco novo.  De acordo com informação a portaria de criação desse comitê deve ser publicada nesta quinta-feira (04).

“Até hoje não temos notificações que fuja ao controle, não tem ninguém (vacinado) internado, não tem ninguém (vacinado) na UTI (unidade de tratamento intensivo). Todo fármaco tem suas indicações de reações previstas na bula, os efeitos colaterais já previstos pelo fabricante. Temos somente sintomas leves, febre e dor muscular”.

As equipes da Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde da Sesapi realizam capacitações e orientações sobre a bula das vacinas CoronaVac (Instituto Butantan) e da Oxford/AstraZeneca (Fiocruz) aos municípios. Essas duas vacinas são as que atualmente em aplicação no Piauí.

O Instituto Butantan explica que os efeitos mais comuns apresentados após a vacina CoronaVac foram: dor no local da aplicação e dor de cabeça após a primeira dose. Também não foram registrados efeitos adversos graves e de interesse especial relacionados à vacinação.

As capacitações orientam os municípios a acompanharem o pós-vacina, por exemplo: explicando a bula das vacinas, como identificar os efeitos colaterais e classificar as reações adversas em leves, moderadas ou graves.

Vacinas

Devido a pouca quantidade vacina, o Governo do Piauí elaborou um cronograma de vacinação. Inicialmente, apenas os trabalhadores da área da saúde, que atuam na linha de frente do combate a Covid-19, estão recebendo a vacina. Os idosos com mais de 60 anos e as pessoas com deficiência em instituições de acolhimento também recebem a vacina nesta primeira fase de vacinação.

Para a primeira fase da vacinação, o Piauí recebeu 61 mil doses da CoronaVac e 24 mil doses da AstraZeneca.

No dia 29 de janeiro, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, garantiu aos governadores a compra de 54 milhões de doses da CoronaVac, que serão distribuídas aos estados.  Os governadores também cobram do Governo Federal o cronograma mais detalhado da vacinação.

 

Cidadeverde

Foto: divulgação