• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma


A Universidade Federal de São Paulo realiza em Floriano a partir desta quinta-feira (28), a pesquisa “EPICOVID-19 BR 2: Inquérito Nacional de Soroprevalência de Acesso Expandido”, o mais amplo estudo sobre a prevalência e infecção da Covid-19 realizado no país.

florianoss

Em Floriano, a pesquisa será feita em 200 domicílios que foram divididos em 25 setores/bairros. Em cada setor será selecionado 8 domicílios. O estudo vai até o dia 11 de fevereiro. O projeto terá como apoio para a coleta, profissionais do Laboratório CACE que foi selecionado pela universidade no município.

Em cada um dos domicílios, os participantes da pesquisa respondem a um questionário com 15 temas sobre escolaridade, cor da pele, atividade econômica e condições de saúde. Todos os moradores serão testados para a identificação de anticorpos contra a SARS-CoV-2. “Estes testes permitirão ao moradores saberem se já tiveram contato com o vírus e se desenvolveram resposta de anticorpos ao mesmo, indicando proteção eventual à doença”, explica a nota enviada à Secretaria de Saúde de Floriano.

A pesquisa tem como objetivo, estimar o percentual de brasileiros infectados com o SARS-CoV-2 por idade, gênero, condição econômica, município e região geográfica, além de determinar o percentual de assintomáticos, avaliar sintomas e letalidade e oferecer auxilio para políticas públicas e medidas de isolamento social. Nas quatro fases iniciais foram testadas quase 100 mil pessoas em 133 municípios do território nacional.

ascom