• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Profissionais de saúde receberam a bula da Coronavac e confirmaram que as contraindicações da vacina são poucas e restringem, principalmente, pessoas com alergia a algum componente da vacina.

A informação foi dada pela CNN, segundo ela, pacientes com doença aguda, início de enfermidade crônica e histórico de epilepsia ou convulsão devem procurar um médico antes da aplicação.


Para casos de reação alérgica a algum componente da vacina no momento da aplicação, o Instituto Butantan afirma que os pontos de vacinação têm doses de adrenalina para reverter um possível choque anafilático.

Gestantes e lactantes não devem se vacinar neste primeiro momento, simplesmente, porque as pesquisas e estudos não contemplaram esse grupo.

A Sociedade Brasileira de Infectologia emitiu um comunicado destacando que não há tratamento preventivo contra a Covid-19, exceto as medidas que já conhecemos: isolamento social, uso de máscaras e higienização das mãos.

Pesquisas clínicas com medicações antigas indicadas para outras doenças e novos medicamentos estão em pesquisa. Atualmente, as principais sociedades médicas e organismos internacionais de saúde pública não recomendam o tratamento preventivo ou precoce com medicamentos, incluindo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entidade reguladora vinculada ao Ministério da Saúde do Brasil”, consta trecho do comunicado.

 

IstoÉ