• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

É possível que uma nova variante do vírus Sars Cov2 seja a responsável pela mudança no quadro clínico e evolução dos sintomas da covid19. No município de Parnaíba médicos atuantes da atenção básica denotam observações de extrema importância na medicina embasada em evidências. Eles relatam que os sintomas estão evoluindo de forma acelerada.

Em todo o mundo cientistas e médicos se debruçam sobre uma nova variante do coronavírus. De transmissão e evolução do quadro clínico mais rápido e que já teria chegado ao Brasil por São Paulo. Agora, há possiblidade do Piauí também já ter casos de infecção por esta Cepa do vírus.

Há relatos dos médicos no município de Parnaíba sobre as mudança entre a primeira e a segunda onda de infeção da Sars Cov2. A meta é buscar comprovação laboratorial de uma nova Cepa do RNa viral. O relato exclusivo ao Opinião e Notícia é da médica Paula Regina.

"Nos últimos dias foram detectadas alterações na forma como a covid-19 é transmitida e na rapidez com que ela evolui de fases. Não sabemos ainda, mas a sintomatologia mudou. Antes observamos uma síndrome de sintomas gripais, ou seja, quanto mais sintomas associados mais perto do diagnóstico nos deparávamos. No entanto, um único sintoma já apresenta sinais de avanço da infecção e por ser isolado pode passar despercebido sem tratamento, sem o paciente e a comunidade médica pensarem em covid19. É aí que mora o perigo. Esperar pela síndrome de sintomas nos faça perder tempo para o avanço da pandemia", justifica.

A médica Paula Regina, especialista em estratégia de saúde da família, tem tem um trabalho desde o início da pandemia que ajudou a curar milhares de pessoas com covid em uma UBS no bairro Ceará, em Parnaíba. Os pacientes acompanhados ambulatoriamente na apresentação leve não evoluíram para a forma grave e os mais graves com comprometimento pulmonar não precisaram de intubação, houve regressão do quadro. Ela ressalta ainda os cuidados com as precauções universais (usar máscaras quando em contato com pessoas de fora de seu domicilio, lavar as mãos antes e após tocar no rosto, manter a etiqueta da tosse e do espirro sempre na direção dos pés e distanciamento seguro de pessoas que estejam tossindo ou espirrando).

"Outra vertente observada é que nem todos os pacientes desenvolvem imunoglobulina ( IgG e IgM ), mas a clínica sempre será soberana para o único do tratamento. A infectividade está mais acelerada e o avanço dos sintomas estão pulando as fases. Antes tínhamos cinco dias de replicação viral e agora dentro desse período a forma grave dos sintomas podem evoluir para a falta de ar, dor torácica e comprometimento pulmonar em curto espaço de tempo. No Reino Unido desde novembro de 2020 uma nova Cepa foi identificada, onde os cientistas vem alertando o mundo inteiro e já há relatos de uma segunda variante do RNA Viral' .

São Paulo já registrou dois casos da variante britânica do coronavírus que, de acordo com cientistas, é a que mais preocupa porque mesmo a B.1.1.7 não sendo responsável pela severidade da covid-19 ela abre uma leque maior para contaminação de pessoas.

"Se temos algo que mata 1% dos pacientes, mas um número enorme de pessoas sofre contaminação, isso resulta em mais mortes do que se um pequeno grupo fosse infectado e a taxa de mortalidade fosse de 2%”, explica Adam Kucharski, da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, no Reino Unido.

Ainda é cedo para dizer que a nova variante do coronavírus tenha chegado ao Piauí por Parnaíba, mas o sinal de alerta está ligado e todos os detalhes coletados são enviados para o Ministério da Saúde. Apesar disso, Dra. Paula Regina, o médico João Anselmo Maya Ribeiro, especialista em estratégia de saúde da família e a equipe já tratou de mais de seis mil pessoas sem que a covid evoluísse para sua fase mais grave, nem que portadores da forma grave chegassem a necessitar de intubação para manter a vida aérea preservada, fazem um alerta. Um dos problemas que eles relatam tem sido a falta de acesso a outros profissionais de outros Estados.

"Dr. Anselmo e eu nos preocupamos com a falta de acessibilidade aos profissionais de centros de referência no tratamento da covid19 em outros estados, quando nos deparamos com amigos e familiares que precisam de internação para os casos precisam de suporte clínico avançado (oxigênio e avaliação laboratorial assistida) ou pessoas que nos conhecem e esperam que possamos junto a equipe lutar por eles no combate a covid19. Infelizmente inúmeras barreiras são impostas para discutir e analisar os casos que chegaram ao nosso conhecimento. A exemplo de Dr. Anselmo, que lutou pela vida de mais de seis mil pacientes em Parnaíba com a Covid19 e todos se recuperaram, ele não pôde lutar pela recuperação do pai no estado do Acre. Eu perdi uma amiga médica no estado São Paulo. Desde o primeiro momento em que enfrentamos essa guerra biológica entre o diagnóstico e o tratamento precoce , fomos trilhando um caminho onde na nossa prática temos ganhado tempo ao sistema imunológico dos pacientes . A covid19 não está no livro , nossos pacientes são nosso maior acervo de informação e de medicina baseada em evidências. Precisamos unir essas evidências e junto ao paciente seguirmos lutando e vencendo essa guerra invisível juntos", concluiu.

Fonte: Wesslley Sales