Uma nova variante do coronavírus Sars-Cov-2 que se espalhou rapidamente pelo Reino Unido foi encontrada na Alemanha, disse o estado alemão de Baden-Wuerttemberg nesta quinta-feira (24).

A pessoa infectada viajou do Reino Unido a Frankfurt em 20 de dezembro para visitar parentes e testou positivo na chegada, disse o ministério da saúde do estado alemão em uma rede social.

Membros da família pegaram a pessoa no aeroporto de carro e ela se isolou em casa desde então, disse o ministério.

O que se sabe sobre a nova variante
A nova variante, surgida após mutações, se tornou a forma mais comum do vírus em algumas partes da Inglaterra em meses. O governo britânico diz que há motivos para acreditar que ela seja bem mais transmissível que outras variantes --ela pode ser até 70% mais transmissível.

Os vírus sofrem mutações frequentemente. Entender essas alterações é importante porque elas podem mudar a própria doença. Essa variante específica está causando preocupação por três motivos principais:

Ela está substituindo rapidamente outras versões do vírus
Ela possui mutações que afetam partes do vírus que são provavelmente importantes
Já se verificou em laboratório que algumas dessas mutações podem aumentar a capacidade do vírus de infectar células do corpo
Já houve outras mutações do Sars-Cov-2 --o vírus detectado pela primeira vez em Wuhan, China, não é o mesmo que se encontra na maioria dos cantos do mundo.

 

Reuters