• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O fenômeno mundial da resistência antimicrobiana, tão perigoso quanto uma pandemia, ameaça destruir um século de progresso médico, alertou a OMS (Organização Mundial da Saúde) nesta sexta-feira (20).

A resistência aos antimicrobianos ocorre quando as bactérias, os vírus, os fungos e os parasitas são resistentes aos efeitos dos medicamentos, incluindo os antibióticos, o que dificulta o tratamento das infecções comuns e aumenta o risco de propagação de doenças, formas graves de infecção e morte.


Suas duas presidentes são a primeira-ministra do Bangladesh, Sheikh Hasina, e sua homóloga de Barbados, Mia Mottley.

Este grupo reunirá chefes de Estado, ministros e líderes de empresas e organizações da sociedade civil.

"A resistência aos antimicrobianos não parece tão urgente como uma pandemia, mas é igualmente perigosa", afirmou o chefe da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em uma coletiva de imprensa.

A resistência aos antimicrobianos é "uma das maiores ameaças para a saúde do nosso tempo" que "poderia destruir um século de progressos médicos e nos deixa indefesos diante de infecções que hoje podem ser tratadas facilmente", alertou.

Os antimicrobianos são armas essenciais para combater as doenças nos seres humanos, nos animais e nas plantas. Incluem antibióticos, antivirais, antifúngicos e antiparasitários.

 

AFP