Você sabe o que acontece quando dá descarga com a tampa do vaso sanitário levantada? Uma empresa de produtos de limpeza respondeu essa pergunta. Por meio de um experimento, eles mostraram como germes se espalham pelo banheiro com essa simples ação.
Os responsáveis pelo experimento utilizaram câmeras especializadas em alta velocidade para capturar gotículas e partículas que saem dos vasos quando a descarga é pressionada com a tampa aberta.
Segundo os pesquisadores, a água do vaso sanitário ainda está contaminada com bactérias e agentes patogênicos potencialmente nocivos, mesmo após várias descargas.
Para provar a tese, foram feitas imagens em câmera lenta para capturar os aerossóis, gotas e germes voando para fora do local.
As gotas de aerossol, quase invisíveis, mostrada nas imagens como uma espécie de "fogos de artifício", podem se espalhar por superfícies próximas e até mesmo nos rostos das pessoas que usam o banheiro.
Milhares de gotículas - podendo conter vírus e bactérias - são jogadas para fora do vaso em uma única descarga.
O infectologista Leonardo Weissmann, da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), afirma que, por questão de higiene, é recomendado tampar o vaso sempre quando for dar descarga.
"Deixar a tampa aberta durante a descarga é uma atitude que infesta o banheiro de micro-organismos, como bactérias e vírus, que estavam principalmente nas fezes, pela produção de aerossol. Entretanto, nenhum estudo demonstrou, claramente, a transmissão de doenças por essa via", afirma Weissmann.
"Existe o risco de transmissão de doenças pelo aerossol formado, porém são necessárias mais pesquisas sobre o tema", continua o infectologista.
Dar descarga com a tampa fechada evita vírus
Acionar a descarga da privada com a tampa aberta pode criar uma nuvem de gotículas que espalha infecções como o coronavírus. Cientistas chineses calcularam que a descarga pode expelir a nuvem para cima e para fora da privada. As gotículas podem viajar até 91 centímetros a partir do chão.
Outros vírus podem se espalhar devido à higiene precária no banheiro, o que é conhecido como rota fecal-oral.
Quando a água atinge o interior da privada durante a descarga, ela bate na lateral, criando turbulência e gotas. Essas gotículas são tão pequenas que flutuam no ar por mais de um minuto, segundo o estudo.
Uma pesquisa encomendada pela empresa no Reino Unido, com 2.000 entrevistados, mostrou que 55% dos entrevistados dão descarga com a tampa levantada.
Quando questionados sobre o motivo pelo qual dão descarga com a tampa do vaso levantada, os entrevistados informaram que não tinham consciência dos riscos à saúde associados. Um em cada quatro disse ter medo de tocar nas tampas do vaso sanitário, e 15% afirmaram que simplesmente se esquecem de fazer isso.
Do total de entrevistados, 72% informaram que estão preocupados com higiene e limpeza.
G1
Foto: Reprodução Harpic