• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

remedicovidUm estudo liderado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) publicado na quinta-feira (15) na Medrxiv afirma que quatro antivirais usados para tratar a covid-19 são ineficazes: remdesivir, hidroxicloroquina, lopinavir/ritonavir (combinação) e interferon beta-1a.

O artigo é uma pré-impressão e não foi certificado pela revisão por pares, o que indica que as novas pesquisas médicas ainda precisam ser avaliadas e não devem ser usadas para orientar a prática clínica.


Chamado de "Solidarity", foi realizado em 405 hospitais de mais de 30 países. Foram analisados 11.266 pacientes com covid-19 ao longo de 28 dias. Neste período, 1.253 mortes foram relatadas. Entre os pacientes, 2.750 receberam tratamento com remdesivir, 954, com hidroxicloroquina, 1.411, com lopinavir, 651, com interferon mais lopinavir, 1.412, interferon, e 4.088 não recebeu nenhum desses remédios.

O estudo concluiu que nenhum desses medicamentos reduziu definitivamente a mortalidade durante a hospitalização. "Os tratamentos com remdesivir, hidroxicloroquina, lopinavir e interferon pareceram ter pouco ou nenhum efeito na covid-19, conforme indicado pela mortalidade geral, início da ventilação e duração da internação hospitalar", afirma o estudo.

A pesquisa foi finaciada pela OMS. Entre as universidades participantes estão a Universidade de Oxford, Centro para o Programa de Pesquisa da Aids (Durban), Universidade das Filipinas, Agência Espanhola de Medicamentos, Universidade de Ciências Médicas de Teerã, Universidade British Columbia, Fundação de Saúde Pública da Índia, Academia Nacional de Ciências de Buenos Aires e Conselho de Pesquisa da Noruega.

 

R7

Foto: Pixabay