• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

hepatiteO álcool é uma droga legal na maioria dos países e também a droga mais consumida no mundo todo. Muitas vezes, tendemos a subestimar o impacto negativo que ele tem no organismo, ou mesmo a ignorá-lo. Poucos sabem, por exemplo, em que consiste a hepatite alcoólica.

A hepatite alcoólica é uma patologia caracterizada pela inflamação do fígado como resultado do consumo de álcool. É uma lesão assintomática, mas, a longo prazo, pode causar danos irreversíveis e até estar associada ao câncer hepático.

O fato de ser assintomática torna quase impossível calcular a prevalência dessa doença. No entanto, sabe-se que quase 35% das pessoas com dependência de álcool sofrem com ela. A seguir, explicaremos tudo que você deve saber sobre a hepatite alcoólica.

O que é a hepatite alcoólica?
A hepatite alcoólica, como mencionamos, consiste na inflamação do fígado. Geralmente, é desencadeada por um consumo prolongado e diário de álcool. Essa inflamação provoca danos ao órgão que podem se tornar irreversíveis se o hábito de ingerir essa substância não for interrompido.

Os cientistas estimam que, para que essas lesões ocorram, deve ser ingerida diariamente uma quantidade de álcool que varia de acordo com o sexo. Ou seja, pessoas do sexo masculino que beberem entre 30 e 60 gramas de álcool por dia durante 10 anos certamente desenvolverão essa patologia.

No caso das mulheres, será suficiente a ingestão entre 20 e 40 gramas por dia. Essa diferença se deve ao fato de as mulheres apresentarem uma menor tolerância ao álcool do que os homens, pois possuem uma menor capacidade de metabolizá-lo em seu organismo.

No entanto, deve-se levar em consideração que o risco é relativo. Se mais gramas de álcool forem ingeridos, mesmo em um período mais curto, o risco aumenta significativamente. A verdade é que entre 15 e 40% das pessoas com hepatite alcoólica progridem para doença hepática avançada.


Quais são os seus sintomas?
A hepatite alcoólica pode ser sintomática ou não, dependendo do grau de envolvimento do fígado. Muitas pessoas são assintomáticas e essa lesão só pode ser detectada através de exames de sangue.

No entanto, quando a doença for sintomática, geralmente ocorre icterícia. Neste caso, a pele fica amarelada porque a bilirrubina se acumula no sangue. Outros sintomas comuns são náuseas e vômitos ou perda de apetite.

Isso significa que as pessoas com esse distúrbio geralmente são desnutridas. Além disso, o próprio álcool faz com que o apetite diminua, de modo que ambos os fatores influenciam um ao outro. Outro sinal comum é a sensação de fraqueza e cansaço.

O problema é que, à medida que a hepatite alcoólica progride, pode causar insuficiência hepática. Também está associada à esteatose hepática, cirrose, e até um risco aumentado de desenvolver câncer de fígado.

Como a hepatite alcoólica é diagnosticada e tratada?
Para diagnosticar a hepatite alcoólica, o médico precisa saber exatamente quanto álcool o paciente consome diariamente. Além disso, geralmente são feitos exames de sangue, ultrassonografia do fígado ou outros exames de imagem.

O tratamento consiste principalmente em parar de beber. Se isso não for suficiente, em alguns casos, corticosteroides podem ser usados ​​para reduzir a inflamação, ou pode ser necessário um transplante de fígado.
O álcool é uma droga muito prejudicial
O que devemos ter em mente é que o álcool é uma droga muito prejudicial para o organismo. Sendo uma droga socialmente aceita, tendemos a subestimar o seu efeito. No entanto, devemos tentar prevenir patologias como a hepatite alcoólica.

Para fazer isso, se você bebe álcool, tente fazê-lo com moderação. Além disso, se você tiver hepatite C, lembre-se de que a combinação com álcool aumenta o risco de agravar essa doença hepática. Finalmente, é importante saber que existem muitas terapias e maneiras de eliminar a dependência dessa substância.

 

melhorcomsaude