• hospital-de-olhos.jpg
  • roma.png
  • vamol.jpg

forçaUm estudo sugere que exercícios de força podem reduzir alguns tipos de câncer, particularmente os de bexiga e rim. O trabalho foi realizado por pesquisadores da Escola Paulista de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Harvard University (Estados Unidos).

Os autores do estudo utilizaram dados do Health Professionals Follow-up Study, um levantamento com mais de 30 mil profissionais de saúde, para investigar se a realização de atividades de força muscular comumente praticadas em academias, está associada com menor risco de tumores.

Os participantes do estudo foram acompanhados entre 1992 e 2014, período em que responderam questionários bienais sobre a frequência semanal de exercício que trabalham os músculos. Outros fatores de risco ou de proteção para o câncer foram incluídos na análise, para evitar a confusão dos dados.

Os autores concluíram que os exercícios de força muscular não foram associados a uma menor incidência total de câncer. No entanto, foi possível observar uma redução de 20% no risco de tumor de bexiga e 23% no de rim para cada hora adicional de musculação na semana.

 

vejasaude

Foto: Christian Parente/SAÚDE é Vital