• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

hivcovidUma combinação de medicamentos antivirais usada para tratar pacientes com HIV não apresentou benefícios em pacientes hospitalizados com a Covid-19 em um estudo randomizado de larga escala, anunciaram cientistas britânicos nesta segunda-feira (29)

Cientistas conduzindo o estudo Recovery na Universidade de Oxford disseram que os resultados "descartam de maneira convincente qualquer benefício significativo em termos de mortalidade com o uso de lopinavir-ritonavir nos pacientes hospitalizados com a Covid-19 que estudamos".

Os cientistas não encontraram diferenças em mortalidade, tempo de estadia no hospital ou risco de precisar de respiração mecânica, quando comparados os 1.596 pacientes que receberam lopinavir-ritonavir com os 3.376 pacientes no grupo de controle.

O Kaletra, da AbbVie, combina medicamentos lopinavir e ritonavir, usados em conjunto contra o HIV. A empresa aumentou seu estoque enquanto avaliava se os remédios poderiam ser usados no tratamento da Covid-19.

"Esses resultados preliminares mostram que para os pacientes hospitalizados com a Covid-19, respirando sem o auxílio de ventiladores, a combinação lopinavir-ritonavir não é um tratamento eficiente", disse Peter Horby, chefe do estudo.

Os cientistas não conseguiram estabelecer conclusões sobre a eficiência da combinação de medicamentos em pacientes que respiram com o auxílio de ventiladores mecânicos por conta da dificuldade em administrar as substâncias.

O estudo tem examinado a eficiência de seis possíveis tratamentos para a Covid-19, envolvendo 11.800 pacientes.

 

Reuters

Foto: NIAID-RML/Handout via Reuters