• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Circulam pelas redes sociais vídeos com orientações de como preparar os pulmões para que o corpo reaja melhor em caso de uma contaminação pelo novo coronavírus, causador da covid-19. Em um desses vídeos, um médico ensina exercícios respiratórios, como prender e soltar o ar para fortalecer o diafragma e os pulmões.

O R7 ouviu especialistas que destacam a importância da fisioterapia respiratória em caso de doenças crônicas, como asma e bronquite, e também em pacientes com a covid-19 em tratamento.

“Não podemos generalizar, a fisioterapia é fundamental para pacientes com a covid-19, mas para as pessoas que estão em casa, saudáveis, esse tipo de exercício não tem nenhuma evidência de que trará algum benefício, não tem fundamento científico”, explica o pneumologista da Beneficência Portuguesa, Pedro Rodrigues Genta.

Para Elie Fiss, pneumologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a fisioterapia traz muitos benefícios para os pacientes com doenças crônicas como asma grave ou enfisema pulmonar. “Nestes casos, esses pacientes devem continuar com os exercícios em casa, porque possuem obstruções nos brônquios e têm dificuldade em colocar o ar para fora.”

Os especialistas são unânimes em afirmar que para a melhora do sistema imunológico e da capacidade respiratória vale muito mais praticar atividades físicas, mesmo em casa durante a pandemia.

 

R7