• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

A Organização Mundial da Saúde (OMS) não considera que a epidemia de Covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus, possa ser considerada uma "pandemia", como aconteceu com o surto de H1N1 em 2019.

Na segunda-feira (24), o diretor-geral da agência de saúde da ONU, Tedros Adhanom Ghebreyesus, explicou que o vírus tem "potencial pandêmico", mas que ainda não é observado pela organização um "espalhamento descontrolado da doença."

"O que vemos são epidemias em partes diferentes do mundo, afetando partes diferentes do mundo", disse Ghebreyesus.

O diretor-geral disse que a decisão de não usar a palavra pandemia para descrever a epidemia de Covid-19 está baseada no perfil de espalhamento da doença. "Chamar de pandemia, além de ser contra os fatos, pode causar medo. Não é hora de focar nas palavras. Agora é o momento para que países e pessoas se preparem."

Destaques do Covid-19 nesta segunda:
Na China, são 77.362 casos confirmados e 2.618 mortes;
No mundo, são 2.101 pacientes infectados e 23 mortes;
China adiou encontro anual do Parlamento do país em razão do surto.
Itália anunciou a sexta morte causada pelo novo coronavírus
Veneza cancelou os dois últimos dias do carnaval
Um porta-voz da OMS explicou à agência Reuters que, o surto de Covid-19 continua sendo classificado como "emergência internacional", mas que a OMS não tem uma categoria oficial para uma pandemia.

Tarik Jasarevic, esclareceu que "a OMS não usa o antigo sistema de 6 fases – que vai da fase 1 (sem relatos de influenza animal causando infecções humanas) à fase 6 (uma pandemia) – com a qual algumas pessoas podem estar familiarizadas devido ao H1N1 em 2009."

Casos se espalham
O medo de uma pandemia de coronavírus aumentou após o crescimento acentuado em novos casos relatados no Irã, Itália e Coreia do Sul, embora a China tenha relaxado as restrições ao movimento em vários lugares, incluindo Pequim, à medida que as taxas de novas infecções diminuíram.

Itália isola cidades atingidas pelo coronavírus, e Irã anuncia que teve 12 mortos pela infecção
A OMS, com sede em Genebra, declarou que o surto de gripe suína H1N1 de 2009 foi uma pandemia, que acabou sendo leve, levando a algumas críticas depois que as empresas farmacêuticas aceleraram o desenvolvimento de vacinas e medicamentos.

Emergência internacional
A OMS declarou o novo coronavírus que surgiu em Wuhan, China, em dezembro, como uma emergência de saúde pública de preocupação internacional, conhecida como PHEIC, em 30 de janeiro. A designação, que permanece em vigor, tinha como objetivo ajudar países com sistemas de saúde mais fracos em suas defesas, especialmente na África.

Desde então, o vírus se espalhou, com mais de 77.000 infecções conhecidas na China, incluindo 2.445 mortes e 1.769 casos e 17 mortes em 28 outros países, mostram os últimos números da OMS. Coreia do Sul, Japão e Itália estão enfrentando grandes surtos.

Coloquialmente, pandemia é usado para indicar o surto de um novo patógeno que se espalha facilmente de pessoas a pessoa em todo o mundo, disse Jasarevic.

 

G1