• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

Batatas costumam ser comparadas aos grãos refinados em dietas, já que ambos têm alto teor de carboidrato. Mas um estudo de uma universidade norte-americana, publicado em janeiro no "British Journal of Nutrition", comparou os dois alimentos e concluiu que a ingestão de uma porção diária de batata no lugar de grãos refinados pode ser uma escolha mais saudável, já que o tubérculo tem uma qualidade nutricional maior.

O que são grãos refinados:

Grãos que passaram por processamento industrial e perderam partes de suas estruturas, como a casca, e, com isso, também perderam parte de sua qualidade nutricional.


O grão integral não passa por esse processo industrial e não tem sua estrutura alterada. Por isso, tem mais nutrientes e fibras que o refinado.
Exemplos de grão refinados: farinha de trigo branca (e seus derivados, como pão e macarrão feitos com esse tipo de farinha) e arroz branco.


Em comparação com grãos refinados, as batatas têm uma qualidade nutricional melhor, já que apresentam quantidades maiores de fibras, amido resistente (um tipo de amido que, igual às fibras, é resistente à digestão rápida) e micronutrientes, elementos essenciais em uma dieta diária. Com isso, o estudo concluiu que é possível afirmar que nem todas as fontes de carboidratos podem ser equiparadas, já que algumas formas de carboidratos são mais saudáveis que outras.

A pesquisa descobriu uma diferença nutricional significativa entre ambos os carboidratos analisados: em 200 calorias de batata assada há 3,6 g de fibras e 826 mg de potássio, enquanto que nas mesmas 200 calorias de grãos refinados há apenas 1,5 g de fibras e 119 mg de potássio.

Apesar de outros estudos associarem ingestão de batata ao aumento do risco de doenças cardiometabólicas (diabetes, hipertensão arterial), o trabalho conduzido por pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, não encontrou essa relação.

A explicação, segundo os pesquisadores, pode estar no método de preparo: as batatas consumidas não eram fritas, mas cozidas no vapor e assadas. Elas não foram descascadas e não foram fervidas, já que este processo retira minerais do vegetal. Todos os pratos foram preparados de maneira saudável com adição de gordura ou sódio limitada.


A pesquisa, que analisou a dieta de 50 adultos saudáveis e não-fumantes, verificou que a ingestão diária de ambos os tipos de alimento não afetou a pressão arterial e os marcadores da glicemia, como o colesterol e insulina, importantes na prevenção e controle da diabetes.

“Esses resultados se aplicam somente à população saudável”, ressalta no material de divulgação o pesquisador EA Johnston, um dos coordenadores da pesquisa. “É importante replicar o estudo em outros grupos, com pessoas com maior risco de doenças cardiometabólicas.”


O estudo
Durante quatro semanas, os participantes comeram um prato de grãos refinados todos os dias como uma refeição principal. Após um intervalo de duas semanas, foi a vez dos participantes comerem um prato de batata na refeição principal, também por quatro semanas seguidas. Ambos os pratos tinham a mesma quantidade de calorias.

 

G1