As férias escolares chegaram ao fim e é hora de voltar às aulas (ou começar os estudos). E assim como os problemas de visão, a má audição também pode prejudicar o desempenho escolar. Como saber que tem algo errado com esses sentidos das crianças? Alguns sinais são bem claros, como explicou a pediatra e consultora do Bem Estar Ana Escobar.
O primeiro teste auditivo que é feito na criança é o teste da orelhinha, nos primeiros dias de vida. Ele pode identificar se o bebê tem algum problema auditivo. Escutar é fundamental para aprender a falar, por exemplo.
Um dos sinais mais sensíveis para a deficiência auditiva é perceber que a criança está demorando para falar. Veja os outros alertas:
Observe se a criança só consegue ouvir TV com volume alto
Observe se o bebê se assusta ao ouvir um barulho forte, como a batida de uma porta
Observe se é preciso falar alto com a criança para ela ouvir
Observe se o bebê a partir de nove meses se vira para o lado ao ouvir um barulho
Sobre a visão, o primeiro exame ocular também é feito após o nascimento. É o teste do olhinho ou reflexo vermelho. Algumas doenças podem ser identificadas com esse teste, como glaucoma ou catarata congênita.
A primeira visita ao oftalmologista deve acontecer entre dois e cinco anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), de cada dez casos de perda de visão, oito poderiam ser evitados se diagnosticados precocemente.
Veja o que observar na visão da criança:
Estrabismo
Tremor no olho
Aproximar
Tampar um olho
Virar a cabeça
G1
Foto: Arte TV Globo