• Hospital Clinicor
  • Vamol
  • Roma

O tratamento convencional da depressão maior, envolvendo antidepressivos e terapia cognitiva, só é eficaz em cerca de 60% dos casos. Portanto, é importante analisar outras alternativas terapêuticas, como os medicamentos anti-inflamatórios, que possam ser úteis para enfrentar este transtorno.
Faz algum tempo que diversos estudos vêm centrando suas análises no papel da inflamação nos estados depressivos. Por isso, neste artigo vamos falar sobre o possível uso terapêutico que os anti-inflamatórios podem ter no tratamento da depressão.

Segundo alguns estudos, o tratamento convencional da depressão maior, envolvendo antidepressivos e terapia cognitiva, só é eficaz em cerca de 60% dos casos. Isso significa que há 40% dos pacientes resistentes ao tratamento, nos quais o estado depressivo pode piorar e até levar a um suicídio.

No caso da depressão maior, estamos falando de uma prevalência muito alta. Ela afeta aproximadamente 350 milhões de pessoas em todo o mundo, o que representa 1 em cada 10 adultos. Portanto, é importante analisar alternativas terapêuticas que possam contribuir para o tratamento desse transtorno.
Como já mencionamos, cada vez mais estudos estão relacionando a depressão a estados inflamatórios do cérebro. Inicialmente, não estava claro se a depressão poderia surgir como consequência de uma inflamação prévia ou se, pelo contrário, a depressão era a causa desse processo inflamatório.

A depressão, em geral, é um transtorno multifatorial que implica diversos aspectos psicossociais, genéticos e biológicos. Entre eles, devemos citar a influência do estresse, que também é capaz de ativar a cascata de sinalização inflamatória e provocar mudanças no cérebro.

Em pacientes com depressão maior, foi observada a presença aumentada de biomarcadores inflamatórios no sangue. Isso inclui as chamadas citocinas inflamatórias, que também são capazes de levar a modificações no sistema nervoso central, no sistema imunológico, e até no sistema neuroendócrino.

Especificamente, foi observado um aumento da proteína c-reativa (CRP), bem como de diversas interleucinas.

Uso de anti-inflamatórios no tratamento da depressão
Levando em conta esta teoria inflamatória da depressão, abre-se um grande leque de possibilidades terapêuticas que podem ajudar no tratamento desse transtorno. Isso é especialmente importante para os pacientes com estados de depressão maior que não respondem aos medicamentos antidepressivos clássicos.

Foi observado que a inibição das citocinas pró-inflamatórias aumenta a eficácia dos medicamentos antidepressivos e melhora, em geral, o estado dos pacientes com esta patologia.

Inicialmente, esta relação foi descoberta em tratamentos oncológicos e anti-infecciosos nos quais foi observado que a administração de interferon-alfa produzia sintomas similares aos dos estados depressivos.


Atualmente, está sendo estudado o uso terapêutico real que os medicamentos anti-inflamatórios podem ter no tratamento da depressão. Diversos estudos realizados em animais demonstraram que a administração de antagonistas de citocinas inflamatórias reduz as condutas depressivas, bem como as reações diante do estresse.

Estes antagonistas de citocinas inflamatórias, também chamadas de citocinas anti-inflamatórias ou anticitocinas, são utilizados, em alguns casos, em pacientes com patologias sistêmicas autoimunes, como a artrite reumatoide e a psoríase.

Estudos realizados com estes pacientes mostraram que eles podem ter um efeito antidepressivo bastante significativo em comparação com um placebo, embora sejam complementares à terapia psicológica.


Ômega-3 como tratamento complementar para a depressão
Alguns estudos também propõem os suplementos de ômega-3 como coadjuvantes terapêuticos no tratamento da depressão devido ao seu efeito anti-inflamatório. Diversas pesquisas relacionaram a presença da depressão com um déficit de ácidos graxos poli-insaturados ômega-3.

O ácido graxo ômega-3 que apresentou a maior eficácia contra os estados depressivos nos diversos estudos realizados foi o ácido eicosapentaenoico, ou EPA. Além disso, ele é o que apresenta o maior efeito anti-inflamatório.

Este ácido é capaz de influenciar o sistema imunológico e reduzir algumas citocinas e prostaglandinas pró-inflamatórias, além de modificar outros mecanismos moleculares.

Mais pesquisas ainda são necessárias nesse campo. A depressão é um transtorno complexo demais, e a inflamação tem sintomas difusos demais para que a relação entre ambas possa ser definida perfeitamente.

Sem dúvida, é uma área terapêutica em aberto que tem muitas perspectivas e na qual estão sendo depositadas muitas esperanças.

 

amenteemaravilhosa